Limites x Rotinas: quando dizer não!

4JUL

Limites x Rotinas: quando dizer não!

É muito importante ter limites e também uma rotina diária nos primeiros anos de uma criança, para que desta forma, desde pequenos eles consigam identificar e criar hábitos, promovendo o início e o término de cada função proposta e também respeitando as ordens e horários corretos que foram ordenados.

Mas saber colocar limites nas crianças é diferente de impor uma rotina. Os limites se iniciam logo nos primeiros passos no processo de educar, que é aquele momento em que a criança está conhecendo melhor o mundo e também sendo moldada pelos pais. Os filhos já nascem querendo que tudo seja do seu próprio jeito e se isso não acontece, já começa todo aquele choro e frustação, não é mesmo? Por isso deve-se criar certos limites para que isso não aconteça.

Os limites são moldados através dos cuidados e ordem dos pais, sendo uma etapa de amadurecimento, onde geralmente eles não gostam no início, mas com o passar do tempo eles entendem e passam a seguir esses limites. Nesse momento é necessário mostrar toda a sua autoridade e não ceder a manipulações ou carinhas de choro. Reforçando com calma a importância dos limites e as causas que isso podem ocorrer a não serem seguidas.

Mesmo que seja uma fase mais difícil e você pensar que não está dando certo, não desista! Seja persistente. É necessário saber impor limites para que no futuro não prejudique no desenvolvimento, levando a ter más atitudes como não querer aceitar ordens, não aceitar um não, fazer birra para tudo, jogar as coisas no chão, entre outros.

Já a rotina, é um complemento dos limites, onde cria-se uma rotina para a criança, definido horários, momentos corretos de descanso, estudo, hora de brincar, tudo no seu devido tempo. É essencial saber conversar e entender o que a criança quer, ganhando a confiança dela. Invés de só falar “não” para tudo, faça acordos com a criança, desta forma, você vai estar mostrando a sua autoridade, mas também não está pressionando ou impedindo-a de tudo, de uma maneira saudável.

É essencial que os pais coloquem limites e criem rotinas no dia a dia de seus filhos, para ajudá-los no seu amadurecimento e também para que seja um ambiente familiar mais saudável.